Serviços

Disfunção temporomandibular

A dor por si só é considerada uma experiência sensitiva e emocional desagradavel e individual que compromete seriamente a qualidade de vida levando a alterações emocionais, depressão, distúrbios do sono, comprometimento de atividades diárias, entre outros. Ao ser avaliada deve ser levado em consideração todos os aspectos biológicos, psicológicos e sociais do indivíduo que procura um tratamento. A dor orofacial refere-se a condições relacionadas às estruturas da cabeça e pescoço.

Dor facial

A DTM é caracterizada por um conjunto de distúrbios articulares e mandibulares que acometem a região orofacial, levando a dores de cabeça, dor ou alteração ao realizar movimentos mandibulares como na fala e mastigação, limitação de abertura, travamento, desvio, dor na região orofacial, ruídos articulares, estalo, entre outros. Quando algum desses sintomas está presente, é necessário realizar tratamentos controlando e aliviando os sintomas dessa disfunção.

Bruxismo

É definido como a atividade muscular de ranger ou apertar os dentes e pode ocorrer durante a noite ou o dia levando a dor orofacial, intensas dores de cabeça na região das têmporas, alterações no movimento mandibular, má qualidade de sono e desgastes dentários. Na presença de qualquer um desses sintomas, se deve à extrema necessidade de procurar um especialista para intervir com o tratamento a fim de controlar a atividade e prevenir outras complicações.

Distúrbios do sono

Os distúrbios do sono abrangem diversos tipos de problemas que afetam o sono, trazendo muitos impactos negativos para nossas vidas. Além de noites mal dormidas, que prejudicam nossa rotina diária e afetam nossa disposição, esses distúrbios podem levar ao desenvolvimento de doenças, como as cardiovasculares, associadas à apneia do sono. Também podem sinalizar precocemente a ocorrência de outros males, como as demências, mais comuns entre pessoas idosas.

O problema é observado com maior frequência nas grandes cidades, associado principalmente a fatores estressantes como trânsito, aglomerações e medo da violência.
Pesquisas mostram que há uma relação direta entre distúrbios do sono e nível de estresse elevado.

Para identificar os distúrbios do sono, os especialistas necessitam diferenciar eventos pontuais e transitórios daqueles que se manifestam de forma recorrente. E o tratamento é fundamental, pois nós passamos um terço da nossa vida dormindo. Boas horas de sono se traduzem em mais qualidade de vida e saúde.

CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO ASSAD

Excelência em saúde